quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O doce de bolacha e um sonho!

Um doce era o que estava a faltar aqui no blogue! Um doce e uma grande novidade! Mas, comecemos pelo doce!
 
Não me lembro da última vez que preparei um doce de bolacha e, sinceramente, ainda não fiquei convencida. Como sei que a prática leva à perfeição, vou insistir até conseguir uma receita de improviso que me agrade. Esta receita vem na revista Gourmet editada este mês.
 



 
Ingredientes (10 pessoas):
- Canela em pó para polvilhar;
- 250 gr de bolacha tipo maria;
- 3 dl de café pronto forte;
Para o creme:
- 250 gr de manteiga à temperatura ambiente;
- 250 gr de açúcar em pó;
- 0,5 dl de café pronto forte;
Decoração:
- fios de ovos de compra;
- amoras.
 
Modo de preparação:
1- Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Incorpore o café.
 
2 - Coloque um aro com 20 cm de diâmetro num prato de servir. Espalhe um pouco do creme no fundo, polvilhe com canela e disponha uma camada de bolachas passadas pelo café. repita a operação até terminar os ingredientes, finalizando o creme; leve ao frio pelo menos uma hora.
 
3 - No momento de desenformar, passe a faca à volta do interior do aro e retire-o. Decore com fios de ovos e amoras e sirva-o fresco.
 
O que alterei? Como a minha cara metade não gosta de canela, optei por amêndoa laminada. No final, polvilhei com amêndoa e com framboesas e uvas que tinha congeladas, para cortar o excesso de manteiga!
 
O que quero alterar? O modo de preparar o creme. Quero experimentar fazer sem manteiga. Acho que claras batidas em castelo misturadas com miolo de amêndoa e açúcar em pó podem ser a solução que procuro! O que vos parece?
 
Quanto ao sonho? Não preparei este doce sozinha! Assim como não prepararei os próximos! Tenho a minha princesinha a crescer na minha barriguinha! Um sonho tornado realidade e já com 14 semaninhas e o grande motivo da minha ausência tanto no meu blogue como no dos amigos que tanta inspiração têm proporcionado.
 
Obrigada por todas as mensagens que deixaram no passado e por continuarem a passar aqui. Claro está que os próximos posts serão enriquecidos com a nova experiência!

6 comentários:

  1. Muitos, muitos, muitos parabéns!!!!!!!! E vai dando notícias, se faz favor :)))

    Um beijinho muito grande :D
    http://coisasquefaco2014.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS!!!
    E quanto a confecionar pecinhas para a princesa??? Lá no meu blogue há muitas sugestões!
    O docinho até deve ser bom, mas evito porque engorda... ainda mais do que já estou e a idade não o permite!!!
    Tudo de bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. MUITOS PARABÉNS!!!! Não há melhor na vida!

    http://estilohedonico.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  4. MUITOS PARABÉNS E FELICIDADES.
    Bjnhos e uma vida fabulosa.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá minha linda!!!
    Que bom ter-te de volta!!!!
    MUITOS PARABÉNS!!
    Desejo-te o melhor do mundo... MESMO.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!