segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Guisado de grão e linguiça com ovos

Retomando, aos poucos, o ritmo, deu-me para voltar a folhear as revistas de culinária na ânsia de sentir a paixão pelos tachos e panelas e vapores que outrora enchiam a cozinha de diferentes e gulosos aromas!
 
Decidi voltar aos menus semanais, e, de um desses menus saiu este maravilhoso guisado. Ao ler a receita pensei no saboroso que deveria ser mas, provavelmente, era a saudade de comer grão que falava mais alto.
 
(Revista Bimby, Edição Jan-2013, Página 44)
 
Ingredientes para 6 doses:
- 250 gr de cebola, cortada às rodelas;
- 20 gr de azeite;
- 300 gr de linguiça, cortada às rodelas;
- 250 gr de cenoura, cortada em cubos (optei por ralar);
- 400 gr de tomate pelado em pedaços;
-500 gr de grão cozido, escorrido;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 malagueta verde;
- 6 ovos.
 
Preparação:
1/ Pré aqueça o forno a 180ºC;
2/ Coloque no copo a cebola, o azeite e a linguiça e refogue 5 min / varoma / lâmina inversa / vel. colher;
3/ Adicione a cenoura e o tomate (acrescentei também espinafres picados congelados) e programe 10 min / 100º C / lâmina inversa / vel. colher;
4/ Adicione o grão, o sal e a malagueta e envolva com a ajuda da espátula.
5/ Coloque num pirex, faça pequenas cavidades na superfície, disponha os ovos com cuidado e leve ao forno a 180º C cerca de 30 minutos. Sirva de seguida.
 
Agora, em modo express! Esqueça o forno eliminando o ponto 1/. Aqueça o grão no microondas e, voltando ao ponto 5/, coloque o preparado no pirex. Quanto aos ovos, vamos escalfalos em água fervente com um pouco de vinagre. Para facilitar a tarefa, use a concha da sopa deitando o ovo cuidadosamente na concha e mergulhando-a lentamente na água em ponto de fervura. Verá que facilmente terá uns ovos tão bonitos quanto o da fotografia! Sabe que mais? Sirva de imediato e delicie-se.
 
Espero que gostem da sugestão!

1 comentário:

  1. Este tipo de comida sabe mesmo bem nos dias cinzentos que por aqui andaram. Já experimentei uma versão parecida com lentilhas e adorei. Esta também não me escapa, até porque as leguminosas devem estar cada vez mais presentes na nossa alimentação e esta está com um aspecto muito bom, principalmente quando se rebenta o ovo :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!