terça-feira, 6 de outubro de 2015

Arroz de açafrão com peru

Aos poucos introduzo na minha rotina velhos hábitos, como o de ir dormir com a cozinha arrumada e, o de atualizar o blogue, partilhando algo de que gosto muito: cozinhar! Algo que muito me tem ajudado é ter sempre um sorriso na cara, mesmo que não esteja constantemente a sorrir, tento parecer feliz. Assim, as tarefas diárias não parecem tão cansativas e o resultado final brilha ainda mais!

Também esta sugestão foi retirada de um dos menus semanais que elaborei. Fácil de preparar e muito saboroso!
 
Revista Bimby, Set-13, pág. 22
 
Ingredientes para 4 doses:
- 50 gr de chalotas (usei cebola);
- 40 gr de azeite;
- 150 gr de cogumelos frescos laminados;
- 2 dentes de alho;
- 250 gr de peito de peru cortado em tiras finas;
- 100 gr de ervilhas descongeladas;
- 2 colheres de chá de sal;
- 1 pitada de pimenta;
- sumo de 1 limão;
- 800 gr de água;
- 1 colher de açafrão-das-índias;
- 150 gr de arroz brasmati;
- 50 gr de caju.

Preparação:
1/ Coloque no copo a chalota e 20 gr de azeite, pique 3 seg / vel 5 e refogue 3 min / varoma / vel 1.
 
2/ Adicione os cogumelos e salteie 3 min / varoma / lâmina inverda / vel colher. Retire e reserve.
 
3/ Coloque no copo 20 gr de azeite e o alho, pique 8 seg / vel 5 e refogue 3 min / varoma / vel 1.
 
4/ Adicione o peru, as ervilhas, 1 colher de chá de sal, a pimenta e o sumo de limão e salteie 10 min / 100º C / lâmina inversa / velocidade colher. Retire e reserve com os cogumelos.
 
5/ Coloque no copo a água, o açafrão, 1 colher de chá de sal e o cesto do arroz e coza 16 min / 100º C / vel 4.
 
6/ Retire o arroz e envolva-o com os cogumelos, o peru, as ervilhas e o caju.
 
Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Ana Rita, adorei a sugestão e ainda mais, ver que aos pouquinhos reages e te libertas da nuvem negra. Ontem , apoveitei sobras de frango assado para um arrozinho muito semelhante a esse.
    Muitos beijinhos para as duas meninas lindas.
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nina! Também eu estou feliz por sentir-me novamente dona e senhora do meu estado de espírito! :-)
      Felizmente a princesinha tem estado muito bem!
      Beijinho e volta sempre!

      Eliminar
  2. Olá! :)
    Este menú é bem ao meu agrado. Também gosto de me deitar com a cozinha arrumada. Já nem sei de outra maneira.
    Beijinhos.
    Sara.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordamos muito mais bem dispostas! ;-)
      Já vou espreitar a tua sugestão para hoje!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Embora não tenha bimby, adoro estas receitas de um tacho só. Este arroz está muito delicioso.

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Muito obrigada pelo comentário! Ainda que não tenhas a bimby, é uma receita muito fácil de preparar sem ela. Se bem me lembro, pois é uma receita que preparei à mais de 2 semanas, só o arroz preparei na bimby, tendo cozinhado o resto ao fogão. Vejo a bimby como um apoio muito útil na cozinha, no entanto é frequente limitar-me ao fogão! :-)

      Eliminar

Obrigada pela tua participação!