quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Rosti de arroz com cenoura e creme de laranja

Comecemos pelo blogue que teve direito a um refresh! Que tal vos parece? Mais apelativo à arte culinária? É em jeito de homenagem pois no próximo dia 15 completa 5 anos! O que me deixa bastante impressionada e orgulhosa! É muito engraçado rever os posts anteriores, em especial os mais antigos. Percebe-se uma evolução, um esforço por acompanhar os blogues de culinária mais na berra, mas sempre sem perder a individualidade. Caso para dizer: "Gosto disto!"

E neste imenso apelo à minha veia para a culinária, fica uma receita digna de um restaurante vegetariano gourmet! Adianto que o marido não achou piada a um almoço sem a sua proteína preferida, a carne.

(Manual prático de cozinha vegetariana, pg 146)

Ingredientes para 6 pessoas:
- 50 gr de arroz selvagem;
- 900 gr de batatas;
- 30 ml de sopa de óleo de noz (usei vegetal);
- 5 gr de mostarda amarela em grão (usei mostarda líquida da normalíssima que todos temos no frigorífico!);
- 1 cebola finamente picada;
- 30 gr de folhas frescas de tomilho (usei salsa);
- sal e pimenta preta moída;
- brócolos e feijão verde para guarnecer;

Para o creme:
-  1 laranja grande;
- 350 gr de cenouras.

Modo de preparação:
1/ Comece por preparar o creme. Corte duas tiras grandes de casca de laranja e ponha-as num tacho com as cenouras. Cubra de água e deixe levantar fervura. Cozinhe durante 10 minutos ou até as cenouras estarem macias (cozi na bimby dentro do cesto: 100ºC / 20 min / vel 2). Escorra bem e deite fora as cascas, Esprema a laranja e deite 60 ml do sumo com as cenouras no robot de cozinha e triture até obter um creme (triturei na bimby: 20 seg / vel 5). 

2/ Coloque o arroz num tacho limpo e cubra com água.. Deixe levantar fervura e coza durante 30-40 minutos, até o arroz começar a abrir, mas ainda rijo. (Cozi na bimby dentro do cesto com 800 gr de água: 100ºC / 16 minutos / vel 4).

3/ Coloque as batatas com casca num tacho grande e cubra com água fria. Deixe levantar fervura e coza durante 15 minutos. Ao arrefecerem pele-as e rale-as grosseiramente para dentro de uma tigela grande. (Como a bimby estava ocupada, cozi no fogão, descascadas e cortadas aos quartos. Ao terminar triturei na bimby: 20 seg / vel 3). Misture o arroz.

4/ Aqueça 15 ml de óleo numa frigideira antiaderente e junte a mostarda em grão (como usei líquida, deitei diretamente no preparado da batata). Quando começarem a saltar, junte a cebola e deixe refogar durante 5 minutos, até ficar macia. Junte o preparado à mistura da batata, depois adicione as folhas de tomilho. Tempere a gosto.

5/ Aqueça o restante óleo na frigideira e junte a mistura da batata. Pressione bem e deixe refogar durante 10 minutos. Cubra a frigideira com um prato invertido (usei a tampa de um tacho ligeiramente untada com óleo). Vire ao contrário e coloque o rosti na frigideira. Deixe ficar ao lume durante mais 10 minutos. Entretanto, volte a aquecer o creme. Sirva o rosti com o creme, os brócolos e o feijão verde.

Bom apetite! 


3 comentários:

  1. Gostei bastante da sugestão, agora que ando numa de fazer uma refeição vegetariana por semana, esta receita veio mesmo a calhar :)
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  2. Já cá não vinha há tanto tempo! O blog está lindo e fresco! Recentemente mudei ligeiramente a minha alimentação e de vez em quando saem uns pratos vegetarianos! Só para mim, que o marido também não acha graça à falta da carninha! Levo esta receita comigo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição diferente ;) gostei muito da ideia.

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!