domingo, 9 de julho de 2017

Temos mini chef!

Estou super impressionada com a capacidade de concentração da minha menina na arte culinária! Hoje, aproveitando que ia fazer entrecosto no forno, decidi preparar uma quiche de espinafres com cogumelos. A Leonor esteve sempre comigo. Em cima de um banco e com o mini avental que comprámos no IKEA.
 
Foi vê-la super entusiasmada ao lado da mãe a fazer tarefas como: lavar e retirar as folhas dos caules, cortar os cogumelos, mexer o preparado na frigideira, amassar a massa quebrada (preparada na bimby) (e aproveitar para ir comendo bocadinhos de massa crua) e bater os ovos com as natas.
 
A idade não tem de ser desculpa para não a envolver nestas tarefas. Claro que não a deixei sozinha nem por um segundo e passei o tempo todo a dizer "Não toques na frigideira! Segura a colher de pau na ponta! Cuidado com a faca !" E, sem medo meu, e com extremo cuidado, lá colaborou em toda a preparação. O meu pânico foi quando agarrou um bocado bem grande de massa e pôs na boca. Abri-lhe logo a boca para retirar a massa. Num momento de distração minha deu um toque na frigideira. Nada de grave, mas ficou meio surpreendida a olhar para a frigideira.
 
Já outras vezes me havia ajudado na cozinha, mas esta foi a primeira vez que me estiquei nas tarefas atribuídas à pequena. Não é que nos ajudem, pois acabamos por perder mais tempo para garantir a segurança, mas defendo que é uma excelente forma de entenderem que as coisas que caem na mesa não é por obra e graça do espírito santo.
 
Para quem se sinta pouco confiante, pode pedir-se às crianças que lavem a alface, ou simplesmente que passeiem a vassoura pelo chão da cozinha. É uma forma de os termos por perto e pode ser uma verdadeira surpresa a sua participação.
 
Claro que isto é por fases e muito em breve vai dizer-me que não pode ajudar porque tem de estudar, ou porque quer ver televisão, ou porque é a vez do pai, ou porque é a vez do cão-Zeca.
 
Até lá, vou aproveitando estes pequenos, maravilhosos e marcantes momentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!